reputacao

Reputação e Endomarketing: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Quando a reputação é positiva, resultado das somas das percepções dos públicos sobre os fatores-chave da organização, a empresa só tem a ganhar. Uma companhia com boa reputação é aquela que, geralmente, ocupa posição de liderança, detém a confiança e lealdade de seus públicos, apresenta os melhores resultados, tem menor risco de crise e mais rapidez de recuperação, e atrai os melhores talentos. Observe o último ponto: atrai os melhores talentos. Novamente, aqui falamos de empregados. Afinal, se a empresa é boa para se trabalhar, os bons profissionais querem fazer parte dela. E eu ainda incluiria, aqui, que uma organização com boa reputação retém os melhores talentos.

liderança

Líder: o canal de Comunicação Interna mais efetivo

Cabe ressaltar que, além de garantir o cascatamento da informação, um líder comunicador engaja sua equipe, na medida em que ela percebe a preocupação de seu gestor em mantê-la informada sobre acontecimentos, mudanças e processos da empresa, assim como na resolução de conflitos. Em muitos casos, é a comunicação o primeiro fator percebido pelos colaboradores como adjetivo de uma boa gestão. Em consonância com isso, o desafio de Comunicação Interna mais apontado na pesquisa foi justamente o de engajar as lideranças como comunicadores.

endomarketing

Endomarketing é mais que comunicação, é estratégia

O engajamento resulta em um profissional mais produtivo, proativo, empreendedor e, consequentemente, lucrativo. Isso impacta diretamente nos resultados das empresas, sejam eles financeiros ou relacionados à satisfação do cliente. Isto é, profissionais motivados contribuem para a melhoria dos serviços prestados, garantindo qualidade em cada etapa do processo do início até a ponta. E vamos além: quando engajado, o profissional passa a ter orgulho de trabalhar na companhia e se torna agente de reputação da marca, falando bem, “vendendo” a empresa como uma boa escolha para o cliente, assim como para quem procura um bom lugar para trabalhar (employer branding).

público interno

Não diminua quem te faz grande

Se, como vimos acima, as pessoas são a força motriz das organizações, a relevância do trabalho de Endomarketing passa a ser irrefutável, visto que ele cuida do engajamento do público interno, buscando tirar dele o seu melhor em termos de proatividade, agilidade, resolutividade, criatividade, empatia, cortesia e comprometimento. Comportamentos esses que resultam, além de resultados financeiros positivos, em bom clima organizacional, retenção de talentos, cultura sólida e reputação no mercado.